Dificuldades nos Relacionamentos

Dificuldades nos relacionamentos

As demonstrações de amor, carinho e afeto, ligados a sentimentos amorosos, fazem parte do cotidiano da vida de todo ser humano desde o seu nascimento. Desde pequenos, aprendemos a nos comportar de acordo com os modelos estabelecidos no ambiente familiar e socialmente. Desta forma, desde muito cedo vamos aprendendo que existem sentimentos especiais de afeto, que experimentamos com os nossos familiares e posteriormente, ao ingressar na vida social, podemos sentir por alguém. Esses sentimentos e a forma de expressá-los vão nos ajudando a relacionar melhor com as pessoas, como também criar nosso próprio círculo de  amigos que passamos a conviver em sociedade. 

A partir desse início, se uma pessoa apresenta dificuldades ao estabelecer contato ou aproximações, pode significar uma timidez ou dificuldades maiores de iniciar um vínculo. Diante disso, a pessoa pode se ver impossibilitada de vivenciar situações gratificantes, abstendo-se do convívio social e se isolando. Nos dias atuais, uma alternativa que grande parte das pessoas que têm problemas de relacionamento buscam é o contato virtual, desenvolvendo apenas relacionamentos na internet onde não precisam se expor, evitando assim, riscos de serem rejeitados ou ridicularizados.

A pessoa tímida ou insegura faz menção a si mesmo de forma muito depreciativa gerando um sentimento de rejeição e baixa autoestima. É comum pensarem que são pessoas que não têm assunto, não possuem boa aparência ou não são inteligentes. Sua visão de mundo é pessimista e acredita que as coisas boas só acontecem com os outros.

Alguns carregam uma história de vida cheia de traumas durante a infância, impedindo-os de se relacionarem e se desenvolverem de forma madura emocionalmente. Muitos desses casos, a pessoa passa a se sentir inferior aos demais. Isso vai gerando dificuldades para interagir e, num dado momento, percebem que não conseguem mais se relacionar de forma saudável em nenhum contexto.

São aquelas dificuldades que surgem quando o indivíduo não consegue mais trabalhar em grupo, aceitar convites para se reunir com os amigos e ter iniciativas para buscar o que desejam.

Cristiane de Lourdes Jacóia Silvestrini é Psicóloga Clínica de abordagem psicanalítica e Psicanalista. CRP: 06/118299 (psicologa@cristianesilvestrini.com.br)

Agende seu horário

Oferecemos abordagens eficazes na recuperação dos pacientes.
Escolha abaixo a opção que melhor lhe atende e faça um pré-agendamento, agora!