Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar

O Transtorno Bipolar é caracterizado pela alternância, às vezes súbita, de episódios de depressão com os de euforia (mania e hipomania) e de períodos assintomáticos entre eles. As crises podem variar de intensidade (leve, moderada e grave), frequência e duração.

Esse distúrbio é caracterizado pelas condições emocionais que expressam desajustes entre as fases de tristeza e alegria. Esse transtorno pode se manifestar de diferentes formas, de modo repentino ou como resultado de respostas a variados estímulos que dificultam a avaliação pelos profissionais da saúde. 

Os principais sinais e sintomas desse distúrbio assumem um caráter de bipolaridade na expressão de suas características mais evidentes. A identificação desses fenômenos ajuda na diferenciação dos tipos de transtornos para a determinação do diagnóstico.

Os sintomas mais comuns do Transtorno  Bipolar em fase de Mania ou Hipomania se caracteriza pela diminuição da necessidade de sono, irritabilidade, ideias suicidas, esquecimentos, ganho ou perda de peso, fala compulsiva, culpa excessiva, aumento da libido, autoestima elevada, agitação psicomotora, delírios e alucinações, ideias descoordenadas, mania de grandeza, dificuldades em lidar de forma adequada com o dinheiro, deslumbramento para os planos de vida, falta de foco e de atenção nos objetivos, frustração e sentimentos recorrentes de inutilidade.

Em sua fase depressiva acontecem as situações de apatia, ideias suicidas, culpa excessiva, redução da libido, humor deprimido, isolamento social, distúrbios do sono, alterações de apetite, ação psicomotora lenta, incapacidade de coordenar as ideias, irritabilidade e impaciência crescentes, queda no desempenho escolar ou no trabalho e desinteresse pelas atividades de lazer e profissionais.

É importante saber diferenciar os problemas normais de humor da hipótese diagnóstica de transtorno bipolar. As alterações normais de humor são analisadas pela avaliação clínica do comportamento. Alguns aspectos que auxiliam na identificação desse distúrbio se mostram através do modo de falar como também as expressões faciais do paciente. Sabe-se que as mudanças bruscas de humor podem ser comuns no cotidiano de qualquer pessoa, mas quando essas atitudes se tornam muito frequentes, o ideal é buscar ajuda médica e psicológica. O profissional deve estar muito atento ao risco de confundir os sintomas do transtorno bipolar com os de outras doenças psiquiátricas. Muitos sintomas desse distúrbio são parecidos com os que surgem em episódios de esquizofrenia, síndrome do pânico ou até mesmo durante os surtos psicóticos e os distúrbios de ansiedade.

O transtorno bipolar não tem cura, mas pode ser controlado. O tratamento inclui o uso de medicamentos, psicoterapia e mudanças no estilo de vida, desenvolvimento de hábitos saudáveis de alimentação e sono e redução dos níveis de estresse.

De acordo com o tipo, gravidade e evolução da doença, a prescrição de medicamentos neurolépticos, antipsicóticos, anticonvulsivantes, ansiolíticos e estabilizadores de humor, especialmente o carbonato de lítio que tem se mostrado útil para reverter os quadros agudos de euforia e evitar a recorrência das crises. A associação de lítio com antidepressivos e anticonvulsivantes tem demonstrado maior eficácia para prevenir recaídas. No entanto, os antidepressivos devem ser utilizados com cuidado, porque podem provocar uma guinada rápida da depressão para a euforia, ou acelerar a incidência das crises.

A psicoterapia é outro recurso importante no tratamento da bipolaridade, uma vez que oferece suporte para o paciente superar as dificuldades impostas pelas características da doença, ajuda a prevenir a recorrência das crises e, especialmente, promove a adesão ao tratamento medicamentoso que, como ocorre na maioria das doenças crônicas, deve ser mantido por tempo indeterminado.

Cristiane de Lourdes Jacóia Silvestrini é Psicóloga Clínica de abordagem psicanalítica e Psicanalista. CRP: 06/118299 (psicologa@cristianesilvestrini.com.br)

Agende seu horário

Oferecemos abordagens eficazes na recuperação dos pacientes.
Escolha abaixo a opção que melhor lhe atende e faça um pré-agendamento, agora!