Transtorno de Ansiedade
O transtorno de ansiedade generalizada é caracterizado pela ansiedade excessiva e preocupação exagerada com os eventos da vida cotidiana sem motivos óbvios. Pessoas com sintomas de transtorno de ansiedade generalizada tendem a desenvolver uma preocupação que geralmente é irreal ou desproporcional para a situação. A vida diária torna-se um constante estado de preocupação, medo e pânico. Eventualmente, a ansiedade domina o pensamento da pessoa, interferindo no funcionamento diário, incluindo o trabalho, a escola, as atividades sociais e os relacionamentos.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada afeta, com frequência, os pensamentos do paciente. A pessoa passa a encontrar muitas dificuldades para se desvencilhar desses pensamentos que gera medo e insegurança, afetando assim, a sua produtividade diária. É comum que a pessoa passe a ter fortes crises de ansiedade podendo evoluir para uma síndrome do pânico. Nessas crises se apresentam os sintomas como dores de cabeça, tensão muscular, sudorese, taquicardia, náusea ou queimação no estômago, diarreia, tremores ou espasmos e dores fortes no peito como se fosse um ataque cardíaco. Com o tempo a pessoa passa a desenvolver preocupações e medos excessivos com uma visão irreal dos problemas que até então possuía capacidade de resolver. Há uma inquietação constante e a irritabilidade se torna exacerbada. A concentração é bastante prejudicada e há uma sensação de cansaço e fadiga constante. O sono é bastante prejudicado, pois a pessoa passa a dormir muito mal ou ter insônias constantes.
A causa exata da Ansiedade Generalizada não é totalmente conhecida, mas uma série de fatores e situações de estresse que podem contribuir para o seu desenvolvimento.
Quando a pessoa convive em um ambiente social e familiar inadequado, a chance do transtorno de ansiedade se apresentar é altamente possível. O estresse e situações traumáticas colaboram para que o transtorno se instale.
Os acontecimentos mais comuns que são disparadores para o aparecimento do diagnóstico são os eventos de estresse na vida familiar, escola ou trabalho. Situações de abuso, parceiros violentos e assédio moral. Situações de luto como separações ou morte de um ente querido. Mudanças de vida como relacionamentos, emprego, escola, cidade ou país. Abuso de substâncias ilícitas e alcoolismo. Grandes perdas financeiras e relacionamentos disfuncionais em quaisquer ambientes.
Não existe uma receita ou fórmula mágica para prevenir a ansiedade generalizada, mas é possível tentar uma vida mais saudável com exercícios físicos, boa alimentação e dormir pelo menos oito horas por noite.
A terapia é uma recomendação extremamente importante para ajudar o paciente no seu equilíbrio emocional.
Cristiane de Lourdes Jacóia Silvestrini é Psicóloga Clínica de abordagem psicanalítica e Psicanalista. CRP: 06/118299 ([email protected])
Agende seu horário
Oferecemos abordagens eficazes na recuperação dos pacientes.
Escolha abaixo a opção que melhor lhe atende e faça um pré-agendamento, agora!