Transtorno de Pânico

Transtorno de Pânico | Cristiane Silvestrini

O transtorno do pânico é um episódio que se caracteriza pela ocorrência repentina, inesperada e, de certa forma, inexplicável de crises de ansiedade aguda marcadas por muito medo e desespero, associadas a sintomas físicos e emocionais aterrorizantes, que atingem sua intensidade máxima em até 10 minutos. Durante o ataque de pânico, em geral de curta duração, a pessoa experimenta a nítida sensação de que vai morrer, ou de que perdeu o controle sobre si mesma e vai enlouquecer.

A primeira crise pode ocorrer em qualquer idade, mas costuma manifestar-se na adolescência ou no início da idade adulta. O episódio pode repetir-se, de forma aleatória, várias vezes no mesmo dia ou demorar semanas, meses ou até anos para surgir novamente. 

A crise é marcada por temor ou desconforto intenso, palpitações, tremores, dificuldade de respirar, sudorese e sensação de que irá desmaiar ou enlouquecer. Tudo isso acompanhado de um grave episódio de ansiedade.

O ataque de pânico começa de repente e apresenta os sintomas como sensação de falta de ar e de sufocamento, náusea, desconforto abdominal, tontura ou vertigem, formigamentos, ondas de calor seguidas de calafrios, dor e desconforto no peito que podem ser confundidos com os sinais do infarto, palpitações e taquicardia, medo de morrer, medo de perder o controle e enlouquecer, despersonalização (impressão de desligamento do mundo exterior, como se a pessoa estivesse vivendo um sonho), desrealização (distorção na visão de mundo e de si mesmo que impede diferenciar a realidade da fantasia).

O tratamento do transtorno do pânico inclui a prescrição de medicamentos antidepressivos, tricíclicos ou de nova geração. Geralmente, a medicação precisa ser mantida por períodos longos por causa do risco de recaídas.

O tratamento terapêutico é de suma importância, pois os medicamentos apenas atuam como um processo paralelo de ajuda ao tratamento.

Cristiane de Lourdes Jacóia Silvestrini é Psicóloga Clínica de abordagem psicanalítica e Psicanalista. CRP: 06/118299 (psicologa@cristianesilvestrini.com.br)

Agende seu horário

Oferecemos abordagens eficazes na recuperação dos pacientes.
Escolha abaixo a opção que melhor lhe atende e faça um pré-agendamento, agora!